sexta-feira, 9 de setembro de 2011

BRINCADEIRA DE CRIANÇA... ARTE DE PORTINARI

     Candido Portinari foi um artista que dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e de seu país. A obra de Portinari foi intensa e diversificada. Pintou diferentes temas: Tipos regionais do Brasil, como Cangaceiros e Índios; Retratos; Músicos; O homem do Campo e principalmente Crianças. Portinari adorava pintar crianças brincando, e dizia:" Sabem porque eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar feito anjos".




  Durante as aulas de artes, os alunos de 3º e 4º ano puderam conhecer um pouco mais do artista Candido Portinari, bem como suas obras. Com a ajuda da professora Maritania eles analisaram as obras e realizaram um debate sobre o tema mais evidente em seus trabalhos que são as brincadeiras infantis, em grupos retrataram em cartazes as brincadeiras preferidas da turma toda.



   Os alunos pesquisaram com os pais e avós, as brincadeiras de antigamente, para que fizéssemos uma comparação com as brincadeiras atuais, evidenciando as diferenças também nos brinquedos e nos jogos.       Como término confeccionamos uma peteca feita com rolinho de papel higiênico e E.V.A, após confeccioná-las brincamos um pouco, visto a importância da brincadeira na infância.

                                                                                                             Professora Maritania Soraluce


Nenhum comentário:

Postar um comentário