sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FOLCLORE

     Folclore é uma palavra em inglês que significa "conhecimento popular", se refere a manifestação da cultura de um povo através de suas lendas, da sua alimentação, do seu artesanato, das vestimentas, músicas, jogos, brincadeiras, cantigas de roda, etc. O folclore é passado de pai para filho, geração após geração. É o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores.



     Os alunos do 1º ano juntamente com a professora Maritania, vivenciaram um pouco mais sobre o folclore trabalhando com as lendas, brincadeiras e atividades diversas. E para encerrar confeccionaram o Bumba-meu-boi, onde as crianças tiveram a oportunidade de utilizar materiais recicláveis. Cada criança decorou seu personagem de acordo com a sua imaginação.

                                                                                                  Professora Maritania Soraluce

BRINCADEIRA DE CRIANÇA... ARTE DE PORTINARI

     Candido Portinari foi um artista que dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e de seu país. A obra de Portinari foi intensa e diversificada. Pintou diferentes temas: Tipos regionais do Brasil, como Cangaceiros e Índios; Retratos; Músicos; O homem do Campo e principalmente Crianças. Portinari adorava pintar crianças brincando, e dizia:" Sabem porque eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar feito anjos".




  Durante as aulas de artes, os alunos de 3º e 4º ano puderam conhecer um pouco mais do artista Candido Portinari, bem como suas obras. Com a ajuda da professora Maritania eles analisaram as obras e realizaram um debate sobre o tema mais evidente em seus trabalhos que são as brincadeiras infantis, em grupos retrataram em cartazes as brincadeiras preferidas da turma toda.



   Os alunos pesquisaram com os pais e avós, as brincadeiras de antigamente, para que fizéssemos uma comparação com as brincadeiras atuais, evidenciando as diferenças também nos brinquedos e nos jogos.       Como término confeccionamos uma peteca feita com rolinho de papel higiênico e E.V.A, após confeccioná-las brincamos um pouco, visto a importância da brincadeira na infância.

                                                                                                             Professora Maritania Soraluce