terça-feira, 29 de maio de 2012

Função Estética/Função Utilitária 
   A função estética está muito relacionada a beleza. O conceito sobre estética está e revela que o ser humano dedica sua vida e na maioria das vezes grande parte dela a beleza, não necessariamente a beleza humana, mas a beleza dos objetos que nos cercam. O homem tem o desejo de tudo o que agrada seus olhos. As vezes deixa de escolher algo por ser bom, mas si, por ser mais bonito que o outro. Isso é função estética! É o ato de querer algo em vez do outro, por ser mais bonito ou o que está em alta no mercado. Nem sempre estão aptos para atender nossas necessidades, mas sim para nos sentirmos bem.
   Foi apenas no século XX que a obra de arte passou a ser considerada como propriedade de uma experiência estética, por possuir valores intrínsecos e independentes de suas funções sociais.


   Para representar este contexto a 8ª série 02 nas aulas de Artes com a professora Cleusa confeccionou miniaturas demonstrando a função utilitária e função estética.  


ARTE ABSTRATA

   A arte abstrata é uma forma de arte que representa a surrealidade, ignorando totalmente os objetos de nossa realidade. Nela são utilizados traços de diversas cores parar representar sentimentos em formas peculiares á obra de arte em si. A arte abstrata surgiu a partir de experiências de vanguardas européias. Utilizou-se para produções nas das obras da Arte abstrata cores frias.

   Já pintura figurativa representa temas como pessoas, objetos como um vaso ou uma garrafa, uma animal, uma flor, uma paisagem, entre outras. Na quais o artista representa imagem que podemos identificar como algo que conhecemos que faz parte de nossa realidade.  Foram usadas nas produções da obras figurativas as cores quentes.Trabalho realizado com as 5ª séries, na disciplina de Artes com a professora Sirlei Baptista.



Grafite

Escrita ou desenho? Ato de vandalismo ou manifestação artística? Para muitos, o grafite é apenas uma "pichação evoluída". Para outros, uma modalidade de arte urbana. Apesar de todas as controvérsias, o grafite está presente em diversas partes da cidade: em banheiros públicos, edifícios, becos, casas abandonadas, ônibus, metrôs, orelhões, postes e monumentos públicos.Grafismo com a técnica de pintura no papel pardo  e colado nas paredes da escolas. Trabalho realizado com as 7ª séries, na disciplina de Artes com a professora Sirlei Baptista.